top of page

Jovem rapper negro lança clipe que aborda preconceito racial

  • Foto do escritor: Nadine Giffoni
    Nadine Giffoni
  • 28 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Kevin, com apenas 15 anos já sofreu racismo. Mas o jovem não se intimida e vem usando o dom para empoderar seu meio social. O clipe já tem quase 4000 views no YouTube. 

Nadine Giffoni, Jornalista 

Kevin dos Santos hoje com 15 anos é morador do Complexo da Maré. Jovem negro e morador de comunidade Kevin é determinado e seguiu o caminho do estudo e das artes. Encantado por rimar almeja seguir carreira no rap e ainda ser ator, cursa Teatro no bairro do Catete toda semana e até já participou de uma peça. 

O jovem prodígio diz que sua vida na comunidade é tranquila e que se sente melhor la do que em qualquer lugar. Mora com a mãe Maria dos Santos e o padrasto. Kevin contou que a mãe sempre o incentivou a lutar pelos seus sonhos e a estudar e que inclusive foi ela que o encorajou a gravar o clipe.

A ideia de produzir e gravar o clipe veio do seu professor de Teatro Ivan Martins. Ivan contou que trabalhar com Kevin é um processo de lapidação e que o jovem é um exemplo e muito dedicado; ao perceber o gosto de Kevin pelo rap Ivan lhe entregou um poema escrito por ele para que Kevin o transforma-se em uma letra.

O poema de nome: Afrodescendente que foi usado em uma peça da turma deste mês (em referência ao mês da consciência negra) foi então a inspiração para Kevin criar o seu rap de nome : Rap do Racismo. O rit já tem quase 4000 views no YouTube. 

O jovem não teve nenhum custo com a produção, a direção do clipe foi do seu professor de teatro Ivan Martins e a produção e gravação do jornalista Rafael Garcez.

Kevin disse que um dos motivos que o encorajou ainda mais a gravar o clipe foi quando percebeu o quanto os negros ainda estavam sendo oprimidos então queria poder ajudar e empoderar mas pessoas ao seu redor. Para ele o racismo é o pior tipo de ignorância que possa existir, é idiota não gostar de outra pessoa por causa do tom de pele, aparência ou classe social.

O jovem contou que a primeira vez que sofreu racismo tinha 12 anos e foi dentro da sua comunidade quando o exército "tomou o lugar" e ele estava voltando do curso com um amigo branco e então o oficial abordou somente ele e insistiu para tirar tudo da sua mochila mesmo ele dizendo que estava vindo do curso. 

Infelizmente atualmente atitudes como essa de racismo e seletividade racial ainda acontecem e não é só por parte da Polícia, mas seguimos lutando para que a igualdade seja alcançada e jovens como o Kevin fazem muita diferença nessa luta. 

Segue o link do YouTube do clipe Rap do Racismo: 

https://youtu.be/Y-nl8Nzdh3I 

(Copie e cole no seu navegador) 

FOTO: Rafael Garcez 


 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada

The Wall Street  Journal

The NewYork Times 

BBC 

Observatório da Imprensa

Mídia Ninja

Quebrando o Tabu

Agência Lupa

Agência Pública 

Siga"NADINE GIFFONI"
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

© 2023 Blogpessoal "Anota Aí". Orgulhosamente criado com Wix.com

Visto em

bottom of page